MENU
Campanha “Fique Sabendo” promove testagem e conscientização sobre ISTs e HIV em Fernandópoli
profissionais do CADIP visitarão diferentes instituições de ensino da cidade para realizar ações educativas e testes rápidos.
Por JORNALISMO EDUCADORA
Publicado em 07/11/2025 09:41
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Foto/divulgação - Prefeitura Municipal

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis, por meio do Centro de Atendimento a Doenças Infecto Parasitárias (CADIP), inicia uma nova edição da campanha “Fique Sabendo”, que tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV e da AIDS. A partir desta quinta-feira (6), profissionais do CADIP visitarão diferentes instituições de ensino da cidade para realizar ações educativas e testes rápidos.

As atividades começam na Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), entre 18h30 e 21h30. Nos dias 12 e 13 de novembro, será a vez da Universidade Brasil (UB), com atendimentos em três períodos: das 7h30 às 10h30, das 13h30 às 16h e das 18h30 às 21h30. Já no dia 18, as ações ocorrem na Escola Saturnino, das 18h às 20h. Em 25 de novembro, as equipes atenderão nas escolas Gaspar Ruas e Cemei Américo Borin, em Brasitânia, entre 18h30 e 20h. Por fim, no dia 27, a campanha chega à Escola JAP, com atividades das 9h às 11h e novamente das 18h30 às 21h.

O mês de dezembro, que marca o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, contará com a intensificação das ações entre 17 de novembro e 1º de dezembro. Nesse período, as Unidades de Saúde realizarão orientações à comunidade, ampliação da testagem rápida e atividades educativas voltadas à prevenção. Todos os exames feitos durante a campanha serão contabilizados separadamente da rotina, com registro do número total de testes e dos resultados alterados. O CADIP também distribuirá kits de testagem e materiais informativos, como panfletos, para as unidades de saúde.

 

O encerramento da programação está marcado para o dia 1º de dezembro, com uma palestra ministrada pelo Dr. Márcio Gaggini, às 8h, no auditório do Paço Municipal. Após o evento, haverá testagem rápida das 8h às 11h30, aberta à população.

Comentários